relâmpago amarelo
CINEMA & TELEVISÃO
MING-NA WEN
"O LIVRO E BOBA FETT", "AGENTS OF S.H.I.E.L.D." E "MULAN"
NA COMIC CON PORTUGAL
10 DEZEMBRO
COMPRAR BILHETE

Ming-Na nasceu de pais cantoneses a 20 de novembro de 1963, na ilha de Coloane, em Macau. Este ponto colonial, na costa da China, estava sob administração portuguesa quando a atriz nasceu. Com o divórcio dos seus pais, Ming-Na mudou-se para Hong Kong com a sua mãe.

Com apenas quatro anos, Ming-Na e a sua família mudaram-se novamente, desta vez de Hong Kong para Nova York. Depois de cinco anos em Nova York, mudara-se para Pittsburgh, Pensilvânia. Abriram um restaurante familiar chamado The Chinatown Inn, que continua a ser um dos locais mais populares na região de comida chinesa.

Em 1988, tornou-se a primeira atriz asiática-americana a conseguir um papel numa novela de daytime. Depois de aparecer em filmes como The Joy Luck Club e fazer a voz da princesa da Disney Mulan, Ming-Na participou no drama médico Serviço de Urgência (ER).

"Eu cresci nos subúrbios, então sempre me senti um pouco desconfortável na minha própria pele. Eu sempre senti que não poderia ser eu mesma ou me encaixar", afirmou a atriz. A certa altura, até experimentou mudar o seu nome para algo mais americano. "Quando eu estava no ensino básico, tentei que o meu nome fosse Doris, porque a minha mãe adorava Doris Day", disse ela. "Depois tentei o nome Maggie. Mas voltei para Ming-Na porque significa luz. Hoje em dia acho fantástico ter um nome tão diferente. Tenho muito orgulho disso."

A sua carreira...

Depois de deixar a faculdade, Ming-Na voltou para Nova York, onde quase imediatamente conseguiu papéis em peças em teatros como The Ensemble Studio Theatre e Playwrights Horizons. Produções notáveis ​​incluíram Redwood Curtain, Speed ​​the Plow e Luck, Pluck & Virtue.

Depois de três anos a fazer trabalhos em dramas televisivos, em 1993 fez uma performance altamente elogiada como June na adaptação cinematográfica do aclamado romance de Amy Tan, The Joy Luck Club. Ming-Na demonstrou a versatilidade como a destemida protagonista feminina Chun-Li no filme de ação de 1994 Street Fighter e depois conseguiu um papel recorrente na sitcom The Single Guy (1995-97). Em 1998, Ming-Na interpretou a voz do personagem principal no filme de animação da Disney, Mulan. Com isto, ganhou um Annie Award de Melhor Performance de Voz Feminina e mais tarde interpretou Mulan novamente na sequela de 2004.

Ming-Na apareceu no popular drama médico Serviço de Urgência (ER) em 1995 como uma estudante de medicina chamada Deb Chen. Enquanto se apresentava em ER, Ming-Na também continuou sua carreira como dobradora de voz na série animada Spawn (1998-99) e no filme de animação Final Fantasy: The Spirits Within (2001).

Desde que deixou o elenco de ER em 2004, Ming-Na conseguiu uma série de papéis principais num grupo diversificado de programas populares e aclamados. Ela interpretou Ellen Yin na série animada The Batman (2004-2005), uma agente federal na série dramática Vanished, e a juíza Linda Harris na série de comédia Two and a Half Men (2007-2010). Ming-Na também interpretou Camile Wray no drama de ficção científica Stargate Universe (2009-2011). Em 2013, Ming-Na estrelou como Melinda May em Agents of S.H.I.E.L.D da Marvel. Ela fez parte do elenco principal durante 7 anos.

Desempenhou vários papéis em Star Wars como: Fennec Shand em The Mandalorian, The Book of Boba Fett e o programa de animação Star Wars: The Bad Batch.

Ming-Na Wen estará no maior festival de cultura pop do país no dia 10 de dezembro (sábado) para conhecer seus fãs, falar sobre sua carreira e revelar alguns detalhes sobre sua experiência no mundo do cinema e das séries.

No items found.

Outros artistas