relâmpago amarelo
CINEMA & TELEVISÃO
ALAN TUDYK
"Resident Alien", "Rogue One: A Star Wars Story " e "Con Man"
NA COMIC CON PORTUGAL
9 DEZEMBRO
COMPRAR BILHETE

Nomeado para o Emmy, Alan Tudyk é um ator multidimensional cujos créditos se estendem por plataformas de entretenimento de palco, cinema, televisão e voiceover. Atualmente, Alan protagoniza "Resident Alien" para a SYFY, que é a adaptação ao vivo da série Dark Horse Comic criada por Peter Hogan e Steve Parkhouse.  

Ele também expressa o papel de 'Diabo' em Devil May Care. Com as vozes de Pamela Adlon, Stephanie Beatriz, Phil LaMarr e Asif Ali a juntarem-se a ele, a série segue o 'Diabo' a contratar um coordenador das redes sociais para o ajudar a remarcar o Inferno como o local final para viver e a sua amizade florescente.

Tudyk também dá voz ao maníaco 'Joker' na série de animação Harley Quinn do Universo da DC, que foi recentemente renovada por uma terceira temporada para o ar na HBO Max.  Em 2016, Tudyk apareceu em Rogue One: A Star Wars Story da Lucasfilm como robô de segurança que rouba cenas, 'K-2SO'. Dirigido por Gareth Edwards, o filme faturou mais de mil milhões de dólares na bilheteira global e foi o primeiro spin-off de star wars ao vivo. Também deu voz a personagens em dois filmes de animação nomeados para o Óscar, interpretando o 'Duque de Weaselton' na Zootopia da Disney e o galo 'Hei Hei' em Moana da Disney.  

Tudyk é também o criador, produtor executivo e estrela da série nomeada para o Emmy "Con Man", que foi financiada através do Indiegogo pela doação recorde de mais de 46.000 fãs. "Con Man" estreou na Comic Con HQ da Lionsgate em 2015 e mais tarde foi para o ar na SYFY. Vagamente baseado nas experiências de Tudyk e Nathan Fillion protagonizadas por Firefly, Con Man centrou-se na vida pós-show de 'Wray Nerely' (Tudyk) depois da Spectrum, uma série de tv de ficção científica cancelada antes do seu tempo que mais tarde se tornou um clássico de culto.

Em 2016, Tudyk, juntamente com Fillion, também lançou Con Man: The Game baseado na série que permitiu aos jogadores construir e acolher as suas próprias convenções de banda desenhada. Tudyk tem mostrado ao público uma grande versatilidade em numerosos programas de televisão e uma panóplia de filmes e séries. Foi coprotagonista do Prémio SAG Jay Roach 2015, com a participação de Trumbo, em frente a Bryan Cranston, Diane Lane, Helen Mirren e John Goodman, bem como "Welcome to Me", de 2014, com Kristin Wiig.

Em 2013, Tudyk protagonizou, no bem recebido biopic Jackie Robinson, 42, em frente a Chadwick Boseman como ex-gerente da Filadélfia Phillies 'Ben Chapman'. Estreou-se em 1998, quando apareceu pela primeira vez em frente a Robin Williams em Patch Adams. O papel de Tudyk no filme de animação da Disney Wreck-It Ralph conquistou-lhe um Prémio Annie pelo seu papel como 'King Candy'. Também pode ser ouvido na sua sequência, Ralph Breaks the Internet como 'KnowsMore'.

Tudyk também emprestou a sua voz a 'O Duque de Weaselton' no filme frozen da Disney, 'Alister Krei' em Big Hero 6 e 'Ludo' e 'King Butterfly' na série do Disney Channel, Star vs. the Forces of Evil.

Os seus créditos adicionais incluem: 28 Days, A Knight's Tale, Dodgeball: A True Underdog Story, Death at a Funeral (a versão original do Reino Unido), Knocked Up, Tucker e Dale vs Evil, 3:10 para Yuma, Serenity, Prematuro, Abraham Lincoln Vampire Hunter e Transformers 3.

Além disso, o movimento Tudyk executou o robô principal, 'Sonny', em I, Robot oposto a Will Smith.

Na televisão, Tudyk estrelou na DC Universe's Doom Patrol e na terceira temporada da Dieta Santa Clarita da Netflix. Foi uma série regular na aclamada comédia ABC, Suburgatory, bem como na comédia de trabalho da NBC Powerless e na Agência Holística de Dirk Gently da BBC America.

O seu trabalho no Firefly de Joss Whedon tem sido muito elogiado pelos fãs e ganhou-lhe um forte culto. Tudyk também apareceu em Strangers with Candy, Dollhouse, Frasier, Justified e Arrested Development. Foi também o apresentador de Newsreaders, escrito e produzido por Rob Corddry e David Wain, em Adult Swim. Tudyk frequentou a prestigiada Juilliard School em Nova Iorque e protagonizou na Broadway em frente a Kristin Chenoweth em Proporções Épicas, interpretou 'Lancelot' com o elenco original em Spamalot de Monty Python, bem como o papel principal de 'Peter' em Prelúdio para um Beijo em frente a John Mahoney.

No items found.

Outros artistas