FRANÇOIS BOUCQ

François Boucq nasceu em França em 1955 e, embora tenha iniciado a sua carreira na ilustração de imprensa, com caricaturas para revistas tão conceituadas como Le Point, L’Expansion ou Privé, é na banda desenhada que François Boucq virá a ganhar notoriedade.

Da sua experiência anterior, retém o gosto acentuado por rostos expressivos e o desenho minucioso, enaltecido por um sentido excepcional de enquadramento e de “mise en scène”. Conhecido pelas suas narrativas humorísticas, nas quais o absurdo rivaliza muitas vezes com a paródia, cria a personagem Jérôme Moucherot, um agente de seguros diferente dos outros, que percorre a selva da existência com um fato leopardo.

Dotado de uma capacidade de trabalho fora do comum, François Boucq põe facilmente de lado o humor para se dedicar a narrativas mais realistas. Adapta assim o romancista americano Charyn (“A Mulher do Mágico”, “Boca do Diabo”, “Little Tulip”, “New York Canibals”), explora o western com Jodorowsky nas páginas de “Bouncer“, ou os serviços secretos do Vaticano com Sente em “O Guardião”. Herdeiro directo de Giraud, Boucq abriu portas no desenho realista. Ao longo dos anos, esta síntese entre caricatura e rigor, clareza e precisão, deu origem a um estilo único, que permite a Boucq revisitar todos os géneros de narrativa com a mesma vivacidade.

Boucq foi agraciado com o Grande Prémio de Angoulême em 1998 e com o Prémio Albert Uderzo (para o conjunto da sua obra) em 2007.

François Boucq estará no Maior Evento Ibérico de Cultura Pop para falar sobre a sua carreira e conhecer os seus fãs numa sessão de autógrafos!

COMPRA O TEU BILHETE AQUI!