GAMING

PC, Consola, Board & Card Games, Mobile...o mundo dos videojogos está à tua espera. Poderás sentir a adrenalina de experimentar novas tecnologias, ser o primeiro a experimentar jogos novos ou até mesmo estar com as maiores marcas da indústria. Vais perder esta oportunidade?
VER REGULAMENTO
FICA ATENTO ÀS NOVIDADES!
Painel "As mulheres na indústria dos videojogos"

No passado, a indústria dos videojogos era um mercado maioritariamente masculino, mas, atualmente, a conversa já é outra. O número de gamers do sexo feminino está cada vez mais a aproximar-se do sexo masculino e, como tal, neste painel o palco é das mulheres. As nossas convidadas, além de gamers, também trabalham na indústria dos videojogos. Teremos uma conversa animada com Ana Costa, produtora de conteúdos digitais na área do gaming; Marta Casaca, host do Modo Playstation; e Vanessa Vieira Dias, que criou a comunidade no feminino "Videojogo, Disse Ela". A moderação estará a cargo da Núrya Inocentes, comentadora residente do programa Retrogamers, da Advnce Sic.

Painel "Música para Videojogos"

Tal como os gráficos, mecânicas e design, também a música nos videojogos tem evoluído lado a lado com a tecnologia.

Simples sons de chiptunes das consolas, e computadores do passado, deram lugar a orquestrações que ouvimos nos videojogos de hoje. As novas ferramentas de produção e composição musical, deram oportunidade a compositores independentes de se destacarem e apresentarem o seu trabalho.

Para nos falarem do seu percurso e vivências com a música nos videojogos temos 4 gamers compositores: Nelson Milheiro, game designer e compositor de videojogos que conta com o jogo Xisto no seu currículo; Ricardo Vieira, compositor de longa data que começou a compor em trackers e em software no Commodore Amiga; Beatriz Avelino é cantora, pianista e compositora em projectos musicais, mestrada em Game Design e Playful Media e uma apaixonada pelas artes. A moderar o painel temos João Mateus que produz conteúdo no canal Retro Raider, para várias plataformas e é comentador no programa Retrogamers da Sic Advnce.

Painel "Concept Art de Videojogos com a Odd School"

O concept art é uma representação visual, que conta uma história ou transmite uma certa aparência. É usado em filmes e videojogos, para transmitir uma visão e definir o tom de um jogo ou filme. Para nos explicar este conceito e como se pode ter acesso a esta porta de entrada no mundo dos videojogos, temos três convidados de luxo:  Raimundo Pousada - concept artist e art director com uma vasta experiência na área; João Lemos - Ilustrador e comic book artist e writer da Marvel, DC entre outros e ainda João Freire - concept artist e ilustrador, todos eles ligados à ODD school.

Projecto Madalia

Madalia é o primeiro projeto verdadeiro do metaverso, que une os mundos real e virtual, ao longo de uma história que se estende por milhares de anos e que podes explorar à tua maneira, nos teus dispositivos ou com os teus próprios pés.

A plataforma da Madalia é única, pois o seu mundo virtual não só inclui uma cópia digital da Ilha da Madeira, como também pode ser explorado remotamente (através do teu computador ou dispositivo móvel) ou mesmo visitar a ilha através da realidade aumentada,  podendo explorar não apenas o que a ilha real tem a oferecer, mas também o que a comunidade virtual construiu na ilha.

Anda conhecer mais deste projeto na sua apresenção na Comic Con Portugal.

Painel "O que é o Retro Gaming?"

Retrogaming é o termo usado para descrever o ato de jogar jogos mais antigos na contemporaneidade. O retrogaming pode assumir três formas principais: retrogaming vintage, emulação de retrogaming e neo retrogaming, para nos falar sobre o tema temos Vinicius Rocha Colecionador e criador de conteudos do canal do youtube Nerdpic, também Ivan Cordeiro também colecionador e criador de conteudos do canal Gameverna e o painel será moderado por Marco Fresco do Mfgaming e apresentador do Programa Retrogamers da SIC advance.

Painel "O que procura um gamer?" com Francisco Alves e Tiago Carvalho

Na atualidade temos todo o tipo diferente de gamers, uns são gamers mais de consola outros mais de PC e ainda há aqueles malucos que jogam tudo, mas o que um gamer procura na verdade, nada melhor que temos dois convidados que estão dentro do mercado, de um lado Francisco Alves Country Manager da instant gaming e do outro um especialista em hardware o Tiago Carvalho responsável pela loja switch technology na figueira da foz.

Tiago Carvalho

Francisco Alves
Painel "A Imprensa sobre videojogos em Portugal" com Nicole Concha (Moshbits e EPOPCULTURE News), Jorge Loureiro (Eurogamer), Gonçalo Taborda (IGN), Guilherme Teixeira (CA Noticias)

Os videojogos não seriam nada sem a imprensa especializada.

Com moderação de Nicole Concha, juntamente com os outros convidados, descobriremos todos os cuidados por detrás das notícias e análises redigidos por alguns dos mais importantes meios de comunicação gaming em Portugal.

Jorge Loureiro

Gonçalo Taborda

Guilherme Teixeira
Painel "Ser Apresentador de programas gaming em televisão" com Cristiana Reis (SIC) Gonçalo Morais (Playstation PT) e Nelson AC (Sic Advance)

Três convidados com uma vasta experiência em apresentação e em videojogos, vêm partilhar com público os segredos por trás de um programa gaming em televisão.

Cristiana Reis

Gonçalo Morais

Painel "A importância do ZX Spectrum no gaming do séc XXI" com João Diogo Ramos e André Leão

Esta sessão visa discutir de que forma os jogos que surgiram na época dourada do ZX Spectrum ainda hoje possam ter repercussão em jogos da atualidade ou de um passado mais recente.

André Leão

Painel "Sir Clive Sinclair - o homem por detrás do Spectrum" com João Diogo Ramos e André Leão

Abordagem às várias crianças da vida de Sir Clive Sinclair, o inventor inglês que nos deu o Spectrum, mas também triciclos elétricos, calculadoras ou televisores de bolso. Partindo da história do museu em Cantanhede que o homenageia, os dois convidados irão dar uma visão dos seus inúmeros trabalhos e partilhar inúmeros detalhes engraçados. Naturalmente, será destacado o papel da TIMEX Portugal em toda esta revolução.

João Diogo Ramos

Painel "Saber-interactive" Com Paulo Gomes

Paulo J. Gomes é o atual Diretor do Estúdio e Diretor de Jogos da SABER INTERACTIVE PORTO.

Foi o fundador e CEO de outras empresas de videojogos como a Bigmoon Studios, GameInvest, CapitalGames/Infocapital.

Possui mais de 20 anos de experiência em software e videojogos com mais de 25 videojogos publicados. Na Comic Con podem ficar a conhecer melhor alguns dos seus videojogos e uma abordagem de como é fazer um jogo num estúdio triple A em Portugal.

Painel "Aprende a fazer jogos em Portugal" Com professor Ivan Barroso e alunos

Ivan Barroso, Licenciado em Artes e Multimédia, trabalha na indústria dos videojogos desde 2006.

Professor do curso de Videojogos da Universidade Lusófona, Jogos digitais e Multimédia na IPLeiria e ainda Animação e Videojogos na ETIC, vem à Comic Con com alguns dos seus alunos mostrar que em Portugal já há boas formações na área dos videojogos.

Painel "A medicina no contexto dos gamers profissionais" com Dr Marcos Agostinho

A indústria dos videojogos tem crescido e com isso também os gamers profissionais começam a sentir necessidade de outro tipo de cuidados. É aqui que entramos no campo da medicina, onde cada vez mais os gamers precisam de cuidados de nutrição, psicologia e fisioterapia.

O Dr Marcos Agostinho, formado e pós graduado em medicina desportiva com creditação em Medicina do Exercício e Medicina do Futebol, vem-nos falar da medicina aplicada aos jogadores de videojogos.

Painel "O Terror nos videojogos" com Ricardo Cesteiro

Ricardo Cesteiro é um especialista em jogos de terror, co-fundador da Camel 101 e com jogos como Those Who Remain e Syndrome no seu portfólio. Vem desvendar na Comic Con Portugal os segredos de como fazer um bom jogo de terror.

NINTENDO

A Nintendo marca presença na #CCPT22!  Com o seu palco dinâmico onde ninguém ficará indiferente. Os visitantes que passerem plea ativação da Nintendo terão a oportunidade de jogar como Nintendo Switch Sports, Mario Kart 8 Deluxe e Mario Strikes: Battle League Football na consola Nintendo Switch, bem como receber brindes oficiais Nintendo.

CONCURSO: HERÓIS DO COSPLAY PERFORMANCES
CONCURSO: HERÓIS DO COSPLAY MAKERS
A Comic Con Portugal 2022 terá na sua oitava edição dois concursos de cosplay. Um deles será o concurso: Heróis do Cosplay Makers.O Concurso irá decorrer no domingo - dia 11 de Dezembro 2022 (hora a anunciar),na Comic Con Portugal, Parque das Nações - Lisboa. Este concurso é direccionado a todos os Cosplayers que adoram criar os seus próprios fatos. Podem ir a concurso Cosplays confeccionados pelo próprio cosplayer, pois será apenas avaliada a construção do facto, materiais e técnicas usadas.Todas as candidaturas deverão ser efetuadas através do e-mail: cosplay@comic-con-portugal.com com o assunto “Inscrição Heróis do Cosplay Makers”. As candidaturas estarão abertas do dia  de 15 de Agosto até ao dia 13 de Novembro de 2022.O Concurso Heróis do Cosplay Makers será dividido nas seguintes categorias:

- Prémio Magic International Cosplay Masters / Best in Show – 1º Lugar;
Logótipo MAGICLogótipo MAGIC Cosplay MASTERS

- Prémio Melhor Armadura;
- Prémio Melhor Costura;
- Prémio Caracterização;

- Prémio AlterCos: A AlterCos, que tem como foco merchandising e vestuário de anime, irá apoiar este concurso oferecendo a todos os concorrentes uma incrível gift box que contempla: uma T-shirt dos heróis, uma caneca dos heroís, uma T-shirt de um anime/serie/tv aleatória, um tapete de rato de um anime/série/tv aleatório, dois pins dos heróis e un pin aleatório.

- Prémio PinkyParadise: A PinkyParadise é uma das maiores lojas de venda de lentes de contacto. É mundialmente reconhecida pelos Cosplayers como um dos melhores locais para adquirirem as suas lentes de contacto coloridas. Para presentear aos vencedores de ambos os concursos.

- Prémios Cosplay Shop Be: É uma loja de referência onde os Cosplayers adquirem os materiais para construírem as suas armaduras. A marca irá oferecer prémios a todos os vencedores do concurso Heróis do Cosplay Makers. Irão receber um rolo de Eva de alta densidade, uma sample gift box com vários tipos de Eva, Foam Clay, pins da Cosplay Shop Be e ainda tintas Cospaint.

- Prémios Otaku Ninja Hero: Sponsor dos concursos heróis do cosplay irão oferecer 7 katanas, umas do Anime One Piece e outras do Demon Slayer. Vão ser oferecidas aos vencedores de ambos os concursos. Eles são uma loja online especializada em espadas e props de Cosplay. Uma oportunidade para os visitantes poderem ver ao vivo os seus produtos no evento.

- Prémios Iron Studios: A Iron Studios é uma empresa brasileira especializada na produção de estátuas colecionáveis de alta qualidade. Este ano alia-se aos 2 concursos "Heróis do Cosplay" oferecendo 3 estátuas: uma figura do Raiden de Mortal Kombat, o Mandalorion com o Grogu e a Jean Grey da Marvel.

- Prémio "Melhor Caracterização" Benefit Cosmetics: A Benefit irá oferecer 5 produtos de maquilhagem, estimados entre os valores 150€ e 200€ para a categoria "Melhor Caracterização".

As categorias, e prémios atribuídos, poderão ser alterados até à data do evento. As alterações serão anunciadas nas nossas redes sociais, Comic Con Portugal.- Prémio Grupo;

Jurados COSPLAY:
- Leonardo Lucas
- Mariana Rocha
- Dora Alexandra
- Taryn Coplay


Prémio Caracterização:

- Esta categoria premeia a melhor maquilhagem/body paint;
- Ficarão elegíveis participações a solo ou em grupo, sendo este Prémio atribuído apenas a um participante, independentemente de o mesmo concorrer em Solo ou em Grupo, desde que tenha sido o próprio concorrente a realizar a sua caracterização;
- Este prémio é aberto a participantes de todas as idades. Os participantes com menos de 18 anos deverão enviar, juntamente com a sua inscrição, uma declaração preenchida e assinada pelo seu encarregado de educação, que se encontra no final do regulamento;
- Todos os participantes do concurso ficarão elegíveis para este prémio, caso tenham sido os mesmos a fazer a sua caracterização. Consulta todo o Regulamento do Concurso aqui.
CONCURSO: HERÓIS DO COSPLAY MAKERS
CONCURSO: HERÓIS DO COSPLAY PERFORMERS
A Comic Con Portugal 2022 terá na sua oitava edição dois concursos de cosplay. Um deles será o concurso: Heróis do Cosplay Performers. O Concurso irá decorrer no dia 10 de Dezembro 2022 (hora a anunciar),na Comic Con Portugal, Parque das Nações - Lisboa. Este concurso é direccionado a todos os Cosplayers que adoram encarnar as suas personagens favoritas em palco. Podem ir a concurso Cosplays comprados, ou elaborados por terceiros, pois será apenas avaliada a actuação em palco do participante.Todas as candidaturas deverão ser efetuadas através do e-mail: cosplay@comic-con-portugal.com com o assunto “Inscrição Heróis do Cosplay Performers”. As candidaturas estarão abertas do dia  de 15 de Agosto até ao dia 13 de Novembro de 2022.O Concurso Heróis do Cosplay Makers será dividido nas seguintes categorias:No Concurso Heróis do Cosplay Performers é permitida a participação a Solo (1 pessoa) ou em Grupo (2 pessoas).

Serão atribuídos os seguintes Prémios:
- 1º Prémio (poderá ser Solo ou Grupo);
- 2º Prémio (poderá ser Solo ou Grupo);

- Prémio AlterCos: A AlterCos, que tem como foco merchandising e vestuário de anime, irá apoiar este concurso oferecendo a todos os concorrentes uma incrível gift box que contempla: uma T-shirt dos heróis, uma caneca dos heroís, uma T-shirt de um anime/serie/tv aleatória, um tapete de rato de um anime/série/tv aleatório, dois pins dos heróis e un pin aleatório.

- Prémio PinkyParadise: A PinkyParadise é uma das maiores lojas de venda de lentes de contacto. É mundialmente reconhecida pelos Cosplayers como um dos melhores locais para adquirirem as suas lentes de contacto coloridas. Para presentear aos vencedores de ambos os concursos.

- Prémios Otaku Ninja Hero: Sponsor dos concursos heróis do cosplay irão oferecer 7 katanas, umas do Anime One Piece e outras do Demon Slayer. Vão ser oferecidas aos vencedores de ambos os concursos. Eles são uma loja online especializada em espadas e props de Cosplay. Uma oportunidade para os visitantes poderem ver ao vivo os seus produtos no evento.

- Prémios Iron Studios: A Iron Studios é uma empresa brasileira especializada na produção de estátuas colecionáveis de alta qualidade. Este ano alia-se aos 2 concursos "Heróis do Cosplay" oferecendo 3 estátuas: uma figura do Raiden de Mortal Kombat, o Mandalorion com o Grogu e a Jean Grey da Marvel.

- Prémio Nerdy Core: A Nerdy Core irá oferecer uma figura edição especial do anime "My Hero Academia" , da Bandai.

As categorias, e prémios atribuídos, poderão ser alterados até à data do evento. As alterações serão anunciadas nas nossas redes sociais,Comic Con Portugal.

O/s vencedor/es do primeiro lugar irão receber uma viagem e estadia (Hotel de 3 estrelas) para 4 noites para duas pessoas, para a Comic Con San Diego de 2023, prémio este oferecido pela Wook.

Jurados COSPLAY:
- Leonardo Lucas
- Mariana Rocha
- Dora Alexandra
- Taryn Coplay


Logótipo WOOK
Os restantes prémios serão anunciados assim que possível nas redes sociais da Comic Con Portugal.

Consulta todo o Regulamento do Concurso aqui.
Painel "As mulheres na indústria dos videojogos"

No passado, a indústria dos videojogos era um mercado maioritariamente masculino, mas, atualmente, a conversa já é outra. O número de gamers do sexo feminino está cada vez mais a aproximar-se do sexo masculino e, como tal, neste painel o palco é das mulheres. As nossas convidadas, além de gamers, também trabalham na indústria dos videojogos. Teremos uma conversa animada com Ana Costa, produtora de conteúdos digitais na área do gaming; Marta Casaca, host do Modo Playstation; e Vanessa Vieira Dias, que criou a comunidade no feminino "Videojogo, Disse Ela". A moderação estará a cargo da Núrya Inocentes, comentadora residente do programa Retrogamers, da Advnce Sic.

Painel "Música para Videojogos"

Tal como os gráficos, mecânicas e design, também a música nos videojogos tem evoluído lado a lado com a tecnologia.

Simples sons de chiptunes das consolas, e computadores do passado, deram lugar a orquestrações que ouvimos nos videojogos de hoje. As novas ferramentas de produção e composição musical, deram oportunidade a compositores independentes de se destacarem e apresentarem o seu trabalho.

Para nos falarem do seu percurso e vivências com a música nos videojogos temos 4 gamers compositores: Nelson Milheiro, game designer e compositor de videojogos que conta com o jogo Xisto no seu currículo; Ricardo Vieira, compositor de longa data que começou a compor em trackers e em software no Commodore Amiga; Beatriz Avelino é cantora, pianista e compositora em projectos musicais, mestrada em Game Design e Playful Media e uma apaixonada pelas artes. A moderar o painel temos João Mateus que produz conteúdo no canal Retro Raider, para várias plataformas e é comentador no programa Retrogamers da Sic Advnce.

Painel "Concept Art de Videojogos com a Odd School"

O concept art é uma representação visual, que conta uma história ou transmite uma certa aparência. É usado em filmes e videojogos, para transmitir uma visão e definir o tom de um jogo ou filme. Para nos explicar este conceito e como se pode ter acesso a esta porta de entrada no mundo dos videojogos, temos três convidados de luxo:  Raimundo Pousada - concept artist e art director com uma vasta experiência na área; João Lemos - Ilustrador e comic book artist e writer da Marvel, DC entre outros e ainda João Freire - concept artist e ilustrador, todos eles ligados à ODD school.

Projecto Madalia

Madalia é o primeiro projeto verdadeiro do metaverso, que une os mundos real e virtual, ao longo de uma história que se estende por milhares de anos e que podes explorar à tua maneira, nos teus dispositivos ou com os teus próprios pés.

A plataforma da Madalia é única, pois o seu mundo virtual não só inclui uma cópia digital da Ilha da Madeira, como também pode ser explorado remotamente (através do teu computador ou dispositivo móvel) ou mesmo visitar a ilha através da realidade aumentada,  podendo explorar não apenas o que a ilha real tem a oferecer, mas também o que a comunidade virtual construiu na ilha.

Anda conhecer mais deste projeto na sua apresenção na Comic Con Portugal.

Painel "O que é o Retro Gaming?"

Retrogaming é o termo usado para descrever o ato de jogar jogos mais antigos na contemporaneidade. O retrogaming pode assumir três formas principais: retrogaming vintage, emulação de retrogaming e neo retrogaming, para nos falar sobre o tema temos Vinicius Rocha Colecionador e criador de conteudos do canal do youtube Nerdpic, também Ivan Cordeiro também colecionador e criador de conteudos do canal Gameverna e o painel será moderado por Marco Fresco do Mfgaming e apresentador do Programa Retrogamers da SIC advance.

Painel "O que procura um gamer?" com Francisco Alves e Tiago Carvalho

Na atualidade temos todo o tipo diferente de gamers, uns são gamers mais de consola outros mais de PC e ainda há aqueles malucos que jogam tudo, mas o que um gamer procura na verdade, nada melhor que temos dois convidados que estão dentro do mercado, de um lado Francisco Alves Country Manager da instant gaming e do outro um especialista em hardware o Tiago Carvalho responsável pela loja switch technology na figueira da foz.

Tiago Carvalho

Francisco Alves
Painel "A Imprensa sobre videojogos em Portugal" com Nicole Concha (Moshbits e EPOPCULTURE News), Jorge Loureiro (Eurogamer), Gonçalo Taborda (IGN), Guilherme Teixeira (CA Noticias)

Os videojogos não seriam nada sem a imprensa especializada.

Com moderação de Nicole Concha, juntamente com os outros convidados, descobriremos todos os cuidados por detrás das notícias e análises redigidos por alguns dos mais importantes meios de comunicação gaming em Portugal.

Jorge Loureiro

Gonçalo Taborda

Guilherme Teixeira
Painel "Ser Apresentador de programas gaming em televisão" com Cristiana Reis (SIC) Gonçalo Morais (Playstation PT) e Nelson AC (Sic Advance)

Três convidados com uma vasta experiência em apresentação e em videojogos, vêm partilhar com público os segredos por trás de um programa gaming em televisão.

Cristiana Reis

Gonçalo Morais

Painel "A importância do ZX Spectrum no gaming do séc XXI" com João Diogo Ramos e André Leão

Esta sessão visa discutir de que forma os jogos que surgiram na época dourada do ZX Spectrum ainda hoje possam ter repercussão em jogos da atualidade ou de um passado mais recente.

André Leão

Painel "Sir Clive Sinclair - o homem por detrás do Spectrum" com João Diogo Ramos e André Leão

Abordagem às várias crianças da vida de Sir Clive Sinclair, o inventor inglês que nos deu o Spectrum, mas também triciclos elétricos, calculadoras ou televisores de bolso. Partindo da história do museu em Cantanhede que o homenageia, os dois convidados irão dar uma visão dos seus inúmeros trabalhos e partilhar inúmeros detalhes engraçados. Naturalmente, será destacado o papel da TIMEX Portugal em toda esta revolução.

João Diogo Ramos

Painel "Saber-interactive" Com Paulo Gomes

Paulo J. Gomes é o atual Diretor do Estúdio e Diretor de Jogos da SABER INTERACTIVE PORTO.

Foi o fundador e CEO de outras empresas de videojogos como a Bigmoon Studios, GameInvest, CapitalGames/Infocapital.

Possui mais de 20 anos de experiência em software e videojogos com mais de 25 videojogos publicados. Na Comic Con podem ficar a conhecer melhor alguns dos seus videojogos e uma abordagem de como é fazer um jogo num estúdio triple A em Portugal.

Painel "Aprende a fazer jogos em Portugal" Com professor Ivan Barroso e alunos

Ivan Barroso, Licenciado em Artes e Multimédia, trabalha na indústria dos videojogos desde 2006.

Professor do curso de Videojogos da Universidade Lusófona, Jogos digitais e Multimédia na IPLeiria e ainda Animação e Videojogos na ETIC, vem à Comic Con com alguns dos seus alunos mostrar que em Portugal já há boas formações na área dos videojogos.

Painel "A medicina no contexto dos gamers profissionais" com Dr Marcos Agostinho

A indústria dos videojogos tem crescido e com isso também os gamers profissionais começam a sentir necessidade de outro tipo de cuidados. É aqui que entramos no campo da medicina, onde cada vez mais os gamers precisam de cuidados de nutrição, psicologia e fisioterapia.

O Dr Marcos Agostinho, formado e pós graduado em medicina desportiva com creditação em Medicina do Exercício e Medicina do Futebol, vem-nos falar da medicina aplicada aos jogadores de videojogos.

Painel "O Terror nos videojogos" com Ricardo Cesteiro

Ricardo Cesteiro é um especialista em jogos de terror, co-fundador da Camel 101 e com jogos como Those Who Remain e Syndrome no seu portfólio. Vem desvendar na Comic Con Portugal os segredos de como fazer um bom jogo de terror.

NINTENDO

A Nintendo marca presença na #CCPT22!  Com o seu palco dinâmico onde ninguém ficará indiferente. Os visitantes que passerem plea ativação da Nintendo terão a oportunidade de jogar como Nintendo Switch Sports, Mario Kart 8 Deluxe e Mario Strikes: Battle League Football na consola Nintendo Switch, bem como receber brindes oficiais Nintendo.

Painel "As mulheres na indústria dos videojogos"

No passado, a indústria dos videojogos era um mercado maioritariamente masculino, mas, atualmente, a conversa já é outra. O número de gamers do sexo feminino está cada vez mais a aproximar-se do sexo masculino e, como tal, neste painel o palco é das mulheres. As nossas convidadas, além de gamers, também trabalham na indústria dos videojogos. Teremos uma conversa animada com Ana Costa, produtora de conteúdos digitais na área do gaming; Marta Casaca, host do Modo Playstation; e Vanessa Vieira Dias, que criou a comunidade no feminino "Videojogo, Disse Ela". A moderação estará a cargo da Núrya Inocentes, comentadora residente do programa Retrogamers, da Advnce Sic.

Painel "Música para Videojogos"

Tal como os gráficos, mecânicas e design, também a música nos videojogos tem evoluído lado a lado com a tecnologia.

Simples sons de chiptunes das consolas, e computadores do passado, deram lugar a orquestrações que ouvimos nos videojogos de hoje. As novas ferramentas de produção e composição musical, deram oportunidade a compositores independentes de se destacarem e apresentarem o seu trabalho.

Para nos falarem do seu percurso e vivências com a música nos videojogos temos 4 gamers compositores: Nelson Milheiro, game designer e compositor de videojogos que conta com o jogo Xisto no seu currículo; Ricardo Vieira, compositor de longa data que começou a compor em trackers e em software no Commodore Amiga; Beatriz Avelino é cantora, pianista e compositora em projectos musicais, mestrada em Game Design e Playful Media e uma apaixonada pelas artes. A moderar o painel temos João Mateus que produz conteúdo no canal Retro Raider, para várias plataformas e é comentador no programa Retrogamers da Sic Advnce.

Painel "Concept Art de Videojogos com a Odd School"

O concept art é uma representação visual, que conta uma história ou transmite uma certa aparência. É usado em filmes e videojogos, para transmitir uma visão e definir o tom de um jogo ou filme. Para nos explicar este conceito e como se pode ter acesso a esta porta de entrada no mundo dos videojogos, temos três convidados de luxo:  Raimundo Pousada - concept artist e art director com uma vasta experiência na área; João Lemos - Ilustrador e comic book artist e writer da Marvel, DC entre outros e ainda João Freire - concept artist e ilustrador, todos eles ligados à ODD school.

Projecto Madalia

Madalia é o primeiro projeto verdadeiro do metaverso, que une os mundos real e virtual, ao longo de uma história que se estende por milhares de anos e que podes explorar à tua maneira, nos teus dispositivos ou com os teus próprios pés.

A plataforma da Madalia é única, pois o seu mundo virtual não só inclui uma cópia digital da Ilha da Madeira, como também pode ser explorado remotamente (através do teu computador ou dispositivo móvel) ou mesmo visitar a ilha através da realidade aumentada,  podendo explorar não apenas o que a ilha real tem a oferecer, mas também o que a comunidade virtual construiu na ilha.

Anda conhecer mais deste projeto na sua apresenção na Comic Con Portugal.

Painel "O que é o Retro Gaming?"

Retrogaming é o termo usado para descrever o ato de jogar jogos mais antigos na contemporaneidade. O retrogaming pode assumir três formas principais: retrogaming vintage, emulação de retrogaming e neo retrogaming, para nos falar sobre o tema temos Vinicius Rocha Colecionador e criador de conteudos do canal do youtube Nerdpic, também Ivan Cordeiro também colecionador e criador de conteudos do canal Gameverna e o painel será moderado por Marco Fresco do Mfgaming e apresentador do Programa Retrogamers da SIC advance.

Painel "O que procura um gamer?" com Francisco Alves e Tiago Carvalho

Na atualidade temos todo o tipo diferente de gamers, uns são gamers mais de consola outros mais de PC e ainda há aqueles malucos que jogam tudo, mas o que um gamer procura na verdade, nada melhor que temos dois convidados que estão dentro do mercado, de um lado Francisco Alves Country Manager da instant gaming e do outro um especialista em hardware o Tiago Carvalho responsável pela loja switch technology na figueira da foz.

Tiago Carvalho

Francisco Alves
Painel "A Imprensa sobre videojogos em Portugal" com Nicole Concha (Moshbits e EPOPCULTURE News), Jorge Loureiro (Eurogamer), Gonçalo Taborda (IGN), Guilherme Teixeira (CA Noticias)

Os videojogos não seriam nada sem a imprensa especializada.

Com moderação de Nicole Concha, juntamente com os outros convidados, descobriremos todos os cuidados por detrás das notícias e análises redigidos por alguns dos mais importantes meios de comunicação gaming em Portugal.

Jorge Loureiro

Gonçalo Taborda

Guilherme Teixeira
Painel "Ser Apresentador de programas gaming em televisão" com Cristiana Reis (SIC) Gonçalo Morais (Playstation PT) e Nelson AC (Sic Advance)

Três convidados com uma vasta experiência em apresentação e em videojogos, vêm partilhar com público os segredos por trás de um programa gaming em televisão.

Cristiana Reis

Gonçalo Morais

Painel "A importância do ZX Spectrum no gaming do séc XXI" com João Diogo Ramos e André Leão

Esta sessão visa discutir de que forma os jogos que surgiram na época dourada do ZX Spectrum ainda hoje possam ter repercussão em jogos da atualidade ou de um passado mais recente.

André Leão

Painel "Sir Clive Sinclair - o homem por detrás do Spectrum" com João Diogo Ramos e André Leão

Abordagem às várias crianças da vida de Sir Clive Sinclair, o inventor inglês que nos deu o Spectrum, mas também triciclos elétricos, calculadoras ou televisores de bolso. Partindo da história do museu em Cantanhede que o homenageia, os dois convidados irão dar uma visão dos seus inúmeros trabalhos e partilhar inúmeros detalhes engraçados. Naturalmente, será destacado o papel da TIMEX Portugal em toda esta revolução.

João Diogo Ramos

Painel "Saber-interactive" Com Paulo Gomes

Paulo J. Gomes é o atual Diretor do Estúdio e Diretor de Jogos da SABER INTERACTIVE PORTO.

Foi o fundador e CEO de outras empresas de videojogos como a Bigmoon Studios, GameInvest, CapitalGames/Infocapital.

Possui mais de 20 anos de experiência em software e videojogos com mais de 25 videojogos publicados. Na Comic Con podem ficar a conhecer melhor alguns dos seus videojogos e uma abordagem de como é fazer um jogo num estúdio triple A em Portugal.

Painel "Aprende a fazer jogos em Portugal" Com professor Ivan Barroso e alunos

Ivan Barroso, Licenciado em Artes e Multimédia, trabalha na indústria dos videojogos desde 2006.

Professor do curso de Videojogos da Universidade Lusófona, Jogos digitais e Multimédia na IPLeiria e ainda Animação e Videojogos na ETIC, vem à Comic Con com alguns dos seus alunos mostrar que em Portugal já há boas formações na área dos videojogos.

Painel "A medicina no contexto dos gamers profissionais" com Dr Marcos Agostinho

A indústria dos videojogos tem crescido e com isso também os gamers profissionais começam a sentir necessidade de outro tipo de cuidados. É aqui que entramos no campo da medicina, onde cada vez mais os gamers precisam de cuidados de nutrição, psicologia e fisioterapia.

O Dr Marcos Agostinho, formado e pós graduado em medicina desportiva com creditação em Medicina do Exercício e Medicina do Futebol, vem-nos falar da medicina aplicada aos jogadores de videojogos.

Painel "O Terror nos videojogos" com Ricardo Cesteiro

Ricardo Cesteiro é um especialista em jogos de terror, co-fundador da Camel 101 e com jogos como Those Who Remain e Syndrome no seu portfólio. Vem desvendar na Comic Con Portugal os segredos de como fazer um bom jogo de terror.

NINTENDO

A Nintendo marca presença na #CCPT22!  Com o seu palco dinâmico onde ninguém ficará indiferente. Os visitantes que passerem plea ativação da Nintendo terão a oportunidade de jogar como Nintendo Switch Sports, Mario Kart 8 Deluxe e Mario Strikes: Battle League Football na consola Nintendo Switch, bem como receber brindes oficiais Nintendo.

Painel "As mulheres na indústria dos videojogos"

No passado, a indústria dos videojogos era um mercado maioritariamente masculino, mas, atualmente, a conversa já é outra. O número de gamers do sexo feminino está cada vez mais a aproximar-se do sexo masculino e, como tal, neste painel o palco é das mulheres. As nossas convidadas, além de gamers, também trabalham na indústria dos videojogos. Teremos uma conversa animada com Ana Costa, produtora de conteúdos digitais na área do gaming; Marta Casaca, host do Modo Playstation; e Vanessa Vieira Dias, que criou a comunidade no feminino "Videojogo, Disse Ela". A moderação estará a cargo da Núrya Inocentes, comentadora residente do programa Retrogamers, da Advnce Sic.

Painel "Música para Videojogos"

Tal como os gráficos, mecânicas e design, também a música nos videojogos tem evoluído lado a lado com a tecnologia.

Simples sons de chiptunes das consolas, e computadores do passado, deram lugar a orquestrações que ouvimos nos videojogos de hoje. As novas ferramentas de produção e composição musical, deram oportunidade a compositores independentes de se destacarem e apresentarem o seu trabalho.

Para nos falarem do seu percurso e vivências com a música nos videojogos temos 4 gamers compositores: Nelson Milheiro, game designer e compositor de videojogos que conta com o jogo Xisto no seu currículo; Ricardo Vieira, compositor de longa data que começou a compor em trackers e em software no Commodore Amiga; Beatriz Avelino é cantora, pianista e compositora em projectos musicais, mestrada em Game Design e Playful Media e uma apaixonada pelas artes. A moderar o painel temos João Mateus que produz conteúdo no canal Retro Raider, para várias plataformas e é comentador no programa Retrogamers da Sic Advnce.

Painel "Concept Art de Videojogos com a Odd School"

O concept art é uma representação visual, que conta uma história ou transmite uma certa aparência. É usado em filmes e videojogos, para transmitir uma visão e definir o tom de um jogo ou filme. Para nos explicar este conceito e como se pode ter acesso a esta porta de entrada no mundo dos videojogos, temos três convidados de luxo:  Raimundo Pousada - concept artist e art director com uma vasta experiência na área; João Lemos - Ilustrador e comic book artist e writer da Marvel, DC entre outros e ainda João Freire - concept artist e ilustrador, todos eles ligados à ODD school.

Projecto Madalia

Madalia é o primeiro projeto verdadeiro do metaverso, que une os mundos real e virtual, ao longo de uma história que se estende por milhares de anos e que podes explorar à tua maneira, nos teus dispositivos ou com os teus próprios pés.

A plataforma da Madalia é única, pois o seu mundo virtual não só inclui uma cópia digital da Ilha da Madeira, como também pode ser explorado remotamente (através do teu computador ou dispositivo móvel) ou mesmo visitar a ilha através da realidade aumentada,  podendo explorar não apenas o que a ilha real tem a oferecer, mas também o que a comunidade virtual construiu na ilha.

Anda conhecer mais deste projeto na sua apresenção na Comic Con Portugal.

Painel "O que é o Retro Gaming?"

Retrogaming é o termo usado para descrever o ato de jogar jogos mais antigos na contemporaneidade. O retrogaming pode assumir três formas principais: retrogaming vintage, emulação de retrogaming e neo retrogaming, para nos falar sobre o tema temos Vinicius Rocha Colecionador e criador de conteudos do canal do youtube Nerdpic, também Ivan Cordeiro também colecionador e criador de conteudos do canal Gameverna e o painel será moderado por Marco Fresco do Mfgaming e apresentador do Programa Retrogamers da SIC advance.

Painel "O que procura um gamer?" com Francisco Alves e Tiago Carvalho

Na atualidade temos todo o tipo diferente de gamers, uns são gamers mais de consola outros mais de PC e ainda há aqueles malucos que jogam tudo, mas o que um gamer procura na verdade, nada melhor que temos dois convidados que estão dentro do mercado, de um lado Francisco Alves Country Manager da instant gaming e do outro um especialista em hardware o Tiago Carvalho responsável pela loja switch technology na figueira da foz.

Tiago Carvalho

Francisco Alves
Painel "A Imprensa sobre videojogos em Portugal" com Nicole Concha (Moshbits e EPOPCULTURE News), Jorge Loureiro (Eurogamer), Gonçalo Taborda (IGN), Guilherme Teixeira (CA Noticias)

Os videojogos não seriam nada sem a imprensa especializada.

Com moderação de Nicole Concha, juntamente com os outros convidados, descobriremos todos os cuidados por detrás das notícias e análises redigidos por alguns dos mais importantes meios de comunicação gaming em Portugal.

Jorge Loureiro

Gonçalo Taborda

Guilherme Teixeira
Painel "Ser Apresentador de programas gaming em televisão" com Cristiana Reis (SIC) Gonçalo Morais (Playstation PT) e Nelson AC (Sic Advance)

Três convidados com uma vasta experiência em apresentação e em videojogos, vêm partilhar com público os segredos por trás de um programa gaming em televisão.

Cristiana Reis

Gonçalo Morais

Painel "A importância do ZX Spectrum no gaming do séc XXI" com João Diogo Ramos e André Leão

Esta sessão visa discutir de que forma os jogos que surgiram na época dourada do ZX Spectrum ainda hoje possam ter repercussão em jogos da atualidade ou de um passado mais recente.

André Leão

Painel "Sir Clive Sinclair - o homem por detrás do Spectrum" com João Diogo Ramos e André Leão

Abordagem às várias crianças da vida de Sir Clive Sinclair, o inventor inglês que nos deu o Spectrum, mas também triciclos elétricos, calculadoras ou televisores de bolso. Partindo da história do museu em Cantanhede que o homenageia, os dois convidados irão dar uma visão dos seus inúmeros trabalhos e partilhar inúmeros detalhes engraçados. Naturalmente, será destacado o papel da TIMEX Portugal em toda esta revolução.

João Diogo Ramos

Painel "Saber-interactive" Com Paulo Gomes

Paulo J. Gomes é o atual Diretor do Estúdio e Diretor de Jogos da SABER INTERACTIVE PORTO.

Foi o fundador e CEO de outras empresas de videojogos como a Bigmoon Studios, GameInvest, CapitalGames/Infocapital.

Possui mais de 20 anos de experiência em software e videojogos com mais de 25 videojogos publicados. Na Comic Con podem ficar a conhecer melhor alguns dos seus videojogos e uma abordagem de como é fazer um jogo num estúdio triple A em Portugal.

Painel "Aprende a fazer jogos em Portugal" Com professor Ivan Barroso e alunos

Ivan Barroso, Licenciado em Artes e Multimédia, trabalha na indústria dos videojogos desde 2006.

Professor do curso de Videojogos da Universidade Lusófona, Jogos digitais e Multimédia na IPLeiria e ainda Animação e Videojogos na ETIC, vem à Comic Con com alguns dos seus alunos mostrar que em Portugal já há boas formações na área dos videojogos.

Painel "A medicina no contexto dos gamers profissionais" com Dr Marcos Agostinho

A indústria dos videojogos tem crescido e com isso também os gamers profissionais começam a sentir necessidade de outro tipo de cuidados. É aqui que entramos no campo da medicina, onde cada vez mais os gamers precisam de cuidados de nutrição, psicologia e fisioterapia.

O Dr Marcos Agostinho, formado e pós graduado em medicina desportiva com creditação em Medicina do Exercício e Medicina do Futebol, vem-nos falar da medicina aplicada aos jogadores de videojogos.

Painel "O Terror nos videojogos" com Ricardo Cesteiro

Ricardo Cesteiro é um especialista em jogos de terror, co-fundador da Camel 101 e com jogos como Those Who Remain e Syndrome no seu portfólio. Vem desvendar na Comic Con Portugal os segredos de como fazer um bom jogo de terror.

NINTENDO

A Nintendo marca presença na #CCPT22!  Com o seu palco dinâmico onde ninguém ficará indiferente. Os visitantes que passerem plea ativação da Nintendo terão a oportunidade de jogar como Nintendo Switch Sports, Mario Kart 8 Deluxe e Mario Strikes: Battle League Football na consola Nintendo Switch, bem como receber brindes oficiais Nintendo.

Painel "As mulheres na indústria dos videojogos"

No passado, a indústria dos videojogos era um mercado maioritariamente masculino, mas, atualmente, a conversa já é outra. O número de gamers do sexo feminino está cada vez mais a aproximar-se do sexo masculino e, como tal, neste painel o palco é das mulheres. As nossas convidadas, além de gamers, também trabalham na indústria dos videojogos. Teremos uma conversa animada com Ana Costa, produtora de conteúdos digitais na área do gaming; Marta Casaca, host do Modo Playstation; e Vanessa Vieira Dias, que criou a comunidade no feminino "Videojogo, Disse Ela". A moderação estará a cargo da Núrya Inocentes, comentadora residente do programa Retrogamers, da Advnce Sic.

Painel "Música para Videojogos"

Tal como os gráficos, mecânicas e design, também a música nos videojogos tem evoluído lado a lado com a tecnologia.

Simples sons de chiptunes das consolas, e computadores do passado, deram lugar a orquestrações que ouvimos nos videojogos de hoje. As novas ferramentas de produção e composição musical, deram oportunidade a compositores independentes de se destacarem e apresentarem o seu trabalho.

Para nos falarem do seu percurso e vivências com a música nos videojogos temos 4 gamers compositores: Nelson Milheiro, game designer e compositor de videojogos que conta com o jogo Xisto no seu currículo; Ricardo Vieira, compositor de longa data que começou a compor em trackers e em software no Commodore Amiga; Beatriz Avelino é cantora, pianista e compositora em projectos musicais, mestrada em Game Design e Playful Media e uma apaixonada pelas artes. A moderar o painel temos João Mateus que produz conteúdo no canal Retro Raider, para várias plataformas e é comentador no programa Retrogamers da Sic Advnce.

Painel "Concept Art de Videojogos com a Odd School"

O concept art é uma representação visual, que conta uma história ou transmite uma certa aparência. É usado em filmes e videojogos, para transmitir uma visão e definir o tom de um jogo ou filme. Para nos explicar este conceito e como se pode ter acesso a esta porta de entrada no mundo dos videojogos, temos três convidados de luxo:  Raimundo Pousada - concept artist e art director com uma vasta experiência na área; João Lemos - Ilustrador e comic book artist e writer da Marvel, DC entre outros e ainda João Freire - concept artist e ilustrador, todos eles ligados à ODD school.

Projecto Madalia

Madalia é o primeiro projeto verdadeiro do metaverso, que une os mundos real e virtual, ao longo de uma história que se estende por milhares de anos e que podes explorar à tua maneira, nos teus dispositivos ou com os teus próprios pés.

A plataforma da Madalia é única, pois o seu mundo virtual não só inclui uma cópia digital da Ilha da Madeira, como também pode ser explorado remotamente (através do teu computador ou dispositivo móvel) ou mesmo visitar a ilha através da realidade aumentada,  podendo explorar não apenas o que a ilha real tem a oferecer, mas também o que a comunidade virtual construiu na ilha.

Anda conhecer mais deste projeto na sua apresenção na Comic Con Portugal.

Painel "O que é o Retro Gaming?"

Retrogaming é o termo usado para descrever o ato de jogar jogos mais antigos na contemporaneidade. O retrogaming pode assumir três formas principais: retrogaming vintage, emulação de retrogaming e neo retrogaming, para nos falar sobre o tema temos Vinicius Rocha Colecionador e criador de conteudos do canal do youtube Nerdpic, também Ivan Cordeiro também colecionador e criador de conteudos do canal Gameverna e o painel será moderado por Marco Fresco do Mfgaming e apresentador do Programa Retrogamers da SIC advance.

Painel "O que procura um gamer?" com Francisco Alves e Tiago Carvalho

Na atualidade temos todo o tipo diferente de gamers, uns são gamers mais de consola outros mais de PC e ainda há aqueles malucos que jogam tudo, mas o que um gamer procura na verdade, nada melhor que temos dois convidados que estão dentro do mercado, de um lado Francisco Alves Country Manager da instant gaming e do outro um especialista em hardware o Tiago Carvalho responsável pela loja switch technology na figueira da foz.

Tiago Carvalho

Francisco Alves
Painel "A Imprensa sobre videojogos em Portugal" com Nicole Concha (Moshbits e EPOPCULTURE News), Jorge Loureiro (Eurogamer), Gonçalo Taborda (IGN), Guilherme Teixeira (CA Noticias)

Os videojogos não seriam nada sem a imprensa especializada.

Com moderação de Nicole Concha, juntamente com os outros convidados, descobriremos todos os cuidados por detrás das notícias e análises redigidos por alguns dos mais importantes meios de comunicação gaming em Portugal.

Jorge Loureiro

Gonçalo Taborda

Guilherme Teixeira
Painel "Ser Apresentador de programas gaming em televisão" com Cristiana Reis (SIC) Gonçalo Morais (Playstation PT) e Nelson AC (Sic Advance)

Três convidados com uma vasta experiência em apresentação e em videojogos, vêm partilhar com público os segredos por trás de um programa gaming em televisão.

Cristiana Reis

Gonçalo Morais

Painel "A importância do ZX Spectrum no gaming do séc XXI" com João Diogo Ramos e André Leão

Esta sessão visa discutir de que forma os jogos que surgiram na época dourada do ZX Spectrum ainda hoje possam ter repercussão em jogos da atualidade ou de um passado mais recente.

André Leão

Painel "Sir Clive Sinclair - o homem por detrás do Spectrum" com João Diogo Ramos e André Leão

Abordagem às várias crianças da vida de Sir Clive Sinclair, o inventor inglês que nos deu o Spectrum, mas também triciclos elétricos, calculadoras ou televisores de bolso. Partindo da história do museu em Cantanhede que o homenageia, os dois convidados irão dar uma visão dos seus inúmeros trabalhos e partilhar inúmeros detalhes engraçados. Naturalmente, será destacado o papel da TIMEX Portugal em toda esta revolução.

João Diogo Ramos

Painel "Saber-interactive" Com Paulo Gomes

Paulo J. Gomes é o atual Diretor do Estúdio e Diretor de Jogos da SABER INTERACTIVE PORTO.

Foi o fundador e CEO de outras empresas de videojogos como a Bigmoon Studios, GameInvest, CapitalGames/Infocapital.

Possui mais de 20 anos de experiência em software e videojogos com mais de 25 videojogos publicados. Na Comic Con podem ficar a conhecer melhor alguns dos seus videojogos e uma abordagem de como é fazer um jogo num estúdio triple A em Portugal.

Painel "Aprende a fazer jogos em Portugal" Com professor Ivan Barroso e alunos

Ivan Barroso, Licenciado em Artes e Multimédia, trabalha na indústria dos videojogos desde 2006.

Professor do curso de Videojogos da Universidade Lusófona, Jogos digitais e Multimédia na IPLeiria e ainda Animação e Videojogos na ETIC, vem à Comic Con com alguns dos seus alunos mostrar que em Portugal já há boas formações na área dos videojogos.

Painel "A medicina no contexto dos gamers profissionais" com Dr Marcos Agostinho

A indústria dos videojogos tem crescido e com isso também os gamers profissionais começam a sentir necessidade de outro tipo de cuidados. É aqui que entramos no campo da medicina, onde cada vez mais os gamers precisam de cuidados de nutrição, psicologia e fisioterapia.

O Dr Marcos Agostinho, formado e pós graduado em medicina desportiva com creditação em Medicina do Exercício e Medicina do Futebol, vem-nos falar da medicina aplicada aos jogadores de videojogos.

Painel "O Terror nos videojogos" com Ricardo Cesteiro

Ricardo Cesteiro é um especialista em jogos de terror, co-fundador da Camel 101 e com jogos como Those Who Remain e Syndrome no seu portfólio. Vem desvendar na Comic Con Portugal os segredos de como fazer um bom jogo de terror.

NINTENDO

A Nintendo marca presença na #CCPT22!  Com o seu palco dinâmico onde ninguém ficará indiferente. Os visitantes que passerem plea ativação da Nintendo terão a oportunidade de jogar como Nintendo Switch Sports, Mario Kart 8 Deluxe e Mario Strikes: Battle League Football na consola Nintendo Switch, bem como receber brindes oficiais Nintendo.

Painel "As mulheres na indústria dos videojogos"

No passado, a indústria dos videojogos era um mercado maioritariamente masculino, mas, atualmente, a conversa já é outra. O número de gamers do sexo feminino está cada vez mais a aproximar-se do sexo masculino e, como tal, neste painel o palco é das mulheres. As nossas convidadas, além de gamers, também trabalham na indústria dos videojogos. Teremos uma conversa animada com Ana Costa, produtora de conteúdos digitais na área do gaming; Marta Casaca, host do Modo Playstation; e Vanessa Vieira Dias, que criou a comunidade no feminino "Videojogo, Disse Ela". A moderação estará a cargo da Núrya Inocentes, comentadora residente do programa Retrogamers, da Advnce Sic.

Painel "Música para Videojogos"

Tal como os gráficos, mecânicas e design, também a música nos videojogos tem evoluído lado a lado com a tecnologia.

Simples sons de chiptunes das consolas, e computadores do passado, deram lugar a orquestrações que ouvimos nos videojogos de hoje. As novas ferramentas de produção e composição musical, deram oportunidade a compositores independentes de se destacarem e apresentarem o seu trabalho.

Para nos falarem do seu percurso e vivências com a música nos videojogos temos 4 gamers compositores: Nelson Milheiro, game designer e compositor de videojogos que conta com o jogo Xisto no seu currículo; Ricardo Vieira, compositor de longa data que começou a compor em trackers e em software no Commodore Amiga; Beatriz Avelino é cantora, pianista e compositora em projectos musicais, mestrada em Game Design e Playful Media e uma apaixonada pelas artes. A moderar o painel temos João Mateus que produz conteúdo no canal Retro Raider, para várias plataformas e é comentador no programa Retrogamers da Sic Advnce.

Painel "Concept Art de Videojogos com a Odd School"

O concept art é uma representação visual, que conta uma história ou transmite uma certa aparência. É usado em filmes e videojogos, para transmitir uma visão e definir o tom de um jogo ou filme. Para nos explicar este conceito e como se pode ter acesso a esta porta de entrada no mundo dos videojogos, temos três convidados de luxo:  Raimundo Pousada - concept artist e art director com uma vasta experiência na área; João Lemos - Ilustrador e comic book artist e writer da Marvel, DC entre outros e ainda João Freire - concept artist e ilustrador, todos eles ligados à ODD school.

Projecto Madalia

Madalia é o primeiro projeto verdadeiro do metaverso, que une os mundos real e virtual, ao longo de uma história que se estende por milhares de anos e que podes explorar à tua maneira, nos teus dispositivos ou com os teus próprios pés.

A plataforma da Madalia é única, pois o seu mundo virtual não só inclui uma cópia digital da Ilha da Madeira, como também pode ser explorado remotamente (através do teu computador ou dispositivo móvel) ou mesmo visitar a ilha através da realidade aumentada,  podendo explorar não apenas o que a ilha real tem a oferecer, mas também o que a comunidade virtual construiu na ilha.

Anda conhecer mais deste projeto na sua apresenção na Comic Con Portugal.

Painel "O que é o Retro Gaming?"

Retrogaming é o termo usado para descrever o ato de jogar jogos mais antigos na contemporaneidade. O retrogaming pode assumir três formas principais: retrogaming vintage, emulação de retrogaming e neo retrogaming, para nos falar sobre o tema temos Vinicius Rocha Colecionador e criador de conteudos do canal do youtube Nerdpic, também Ivan Cordeiro também colecionador e criador de conteudos do canal Gameverna e o painel será moderado por Marco Fresco do Mfgaming e apresentador do Programa Retrogamers da SIC advance.

Painel "O que procura um gamer?" com Francisco Alves e Tiago Carvalho

Na atualidade temos todo o tipo diferente de gamers, uns são gamers mais de consola outros mais de PC e ainda há aqueles malucos que jogam tudo, mas o que um gamer procura na verdade, nada melhor que temos dois convidados que estão dentro do mercado, de um lado Francisco Alves Country Manager da instant gaming e do outro um especialista em hardware o Tiago Carvalho responsável pela loja switch technology na figueira da foz.

Tiago Carvalho

Francisco Alves
Painel "A Imprensa sobre videojogos em Portugal" com Nicole Concha (Moshbits e EPOPCULTURE News), Jorge Loureiro (Eurogamer), Gonçalo Taborda (IGN), Guilherme Teixeira (CA Noticias)

Os videojogos não seriam nada sem a imprensa especializada.

Com moderação de Nicole Concha, juntamente com os outros convidados, descobriremos todos os cuidados por detrás das notícias e análises redigidos por alguns dos mais importantes meios de comunicação gaming em Portugal.

Jorge Loureiro

Gonçalo Taborda

Guilherme Teixeira
Painel "Ser Apresentador de programas gaming em televisão" com Cristiana Reis (SIC) Gonçalo Morais (Playstation PT) e Nelson AC (Sic Advance)

Três convidados com uma vasta experiência em apresentação e em videojogos, vêm partilhar com público os segredos por trás de um programa gaming em televisão.

Cristiana Reis

Gonçalo Morais

Painel "A importância do ZX Spectrum no gaming do séc XXI" com João Diogo Ramos e André Leão

Esta sessão visa discutir de que forma os jogos que surgiram na época dourada do ZX Spectrum ainda hoje possam ter repercussão em jogos da atualidade ou de um passado mais recente.

André Leão

Painel "Sir Clive Sinclair - o homem por detrás do Spectrum" com João Diogo Ramos e André Leão

Abordagem às várias crianças da vida de Sir Clive Sinclair, o inventor inglês que nos deu o Spectrum, mas também triciclos elétricos, calculadoras ou televisores de bolso. Partindo da história do museu em Cantanhede que o homenageia, os dois convidados irão dar uma visão dos seus inúmeros trabalhos e partilhar inúmeros detalhes engraçados. Naturalmente, será destacado o papel da TIMEX Portugal em toda esta revolução.

João Diogo Ramos

Painel "Saber-interactive" Com Paulo Gomes

Paulo J. Gomes é o atual Diretor do Estúdio e Diretor de Jogos da SABER INTERACTIVE PORTO.

Foi o fundador e CEO de outras empresas de videojogos como a Bigmoon Studios, GameInvest, CapitalGames/Infocapital.

Possui mais de 20 anos de experiência em software e videojogos com mais de 25 videojogos publicados. Na Comic Con podem ficar a conhecer melhor alguns dos seus videojogos e uma abordagem de como é fazer um jogo num estúdio triple A em Portugal.

Painel "Aprende a fazer jogos em Portugal" Com professor Ivan Barroso e alunos

Ivan Barroso, Licenciado em Artes e Multimédia, trabalha na indústria dos videojogos desde 2006.

Professor do curso de Videojogos da Universidade Lusófona, Jogos digitais e Multimédia na IPLeiria e ainda Animação e Videojogos na ETIC, vem à Comic Con com alguns dos seus alunos mostrar que em Portugal já há boas formações na área dos videojogos.

Painel "A medicina no contexto dos gamers profissionais" com Dr Marcos Agostinho

A indústria dos videojogos tem crescido e com isso também os gamers profissionais começam a sentir necessidade de outro tipo de cuidados. É aqui que entramos no campo da medicina, onde cada vez mais os gamers precisam de cuidados de nutrição, psicologia e fisioterapia.

O Dr Marcos Agostinho, formado e pós graduado em medicina desportiva com creditação em Medicina do Exercício e Medicina do Futebol, vem-nos falar da medicina aplicada aos jogadores de videojogos.

Painel "O Terror nos videojogos" com Ricardo Cesteiro

Ricardo Cesteiro é um especialista em jogos de terror, co-fundador da Camel 101 e com jogos como Those Who Remain e Syndrome no seu portfólio. Vem desvendar na Comic Con Portugal os segredos de como fazer um bom jogo de terror.

NINTENDO

A Nintendo marca presença na #CCPT22!  Com o seu palco dinâmico onde ninguém ficará indiferente. Os visitantes que passerem plea ativação da Nintendo terão a oportunidade de jogar como Nintendo Switch Sports, Mario Kart 8 Deluxe e Mario Strikes: Battle League Football na consola Nintendo Switch, bem como receber brindes oficiais Nintendo.

Artistas

Painel "As mulheres na indústria dos videojogos"

No passado, a indústria dos videojogos era um mercado maioritariamente masculino, mas, atualmente, a conversa já é outra. O número de gamers do sexo feminino está cada vez mais a aproximar-se do sexo masculino e, como tal, neste painel o palco é das mulheres. As nossas convidadas, além de gamers, também trabalham na indústria dos videojogos. Teremos uma conversa animada com Ana Costa, produtora de conteúdos digitais na área do gaming; Marta Casaca, host do Modo Playstation; e Vanessa Vieira Dias, que criou a comunidade no feminino "Videojogo, Disse Ela". A moderação estará a cargo da Núrya Inocentes, comentadora residente do programa Retrogamers, da Advnce Sic.

Painel "Música para Videojogos"

Tal como os gráficos, mecânicas e design, também a música nos videojogos tem evoluído lado a lado com a tecnologia.

Simples sons de chiptunes das consolas, e computadores do passado, deram lugar a orquestrações que ouvimos nos videojogos de hoje. As novas ferramentas de produção e composição musical, deram oportunidade a compositores independentes de se destacarem e apresentarem o seu trabalho.

Para nos falarem do seu percurso e vivências com a música nos videojogos temos 4 gamers compositores: Nelson Milheiro, game designer e compositor de videojogos que conta com o jogo Xisto no seu currículo; Ricardo Vieira, compositor de longa data que começou a compor em trackers e em software no Commodore Amiga; Beatriz Avelino é cantora, pianista e compositora em projectos musicais, mestrada em Game Design e Playful Media e uma apaixonada pelas artes. A moderar o painel temos João Mateus que produz conteúdo no canal Retro Raider, para várias plataformas e é comentador no programa Retrogamers da Sic Advnce.

Painel "Concept Art de Videojogos com a Odd School"

O concept art é uma representação visual, que conta uma história ou transmite uma certa aparência. É usado em filmes e videojogos, para transmitir uma visão e definir o tom de um jogo ou filme. Para nos explicar este conceito e como se pode ter acesso a esta porta de entrada no mundo dos videojogos, temos três convidados de luxo:  Raimundo Pousada - concept artist e art director com uma vasta experiência na área; João Lemos - Ilustrador e comic book artist e writer da Marvel, DC entre outros e ainda João Freire - concept artist e ilustrador, todos eles ligados à ODD school.

Projecto Madalia

Madalia é o primeiro projeto verdadeiro do metaverso, que une os mundos real e virtual, ao longo de uma história que se estende por milhares de anos e que podes explorar à tua maneira, nos teus dispositivos ou com os teus próprios pés.

A plataforma da Madalia é única, pois o seu mundo virtual não só inclui uma cópia digital da Ilha da Madeira, como também pode ser explorado remotamente (através do teu computador ou dispositivo móvel) ou mesmo visitar a ilha através da realidade aumentada,  podendo explorar não apenas o que a ilha real tem a oferecer, mas também o que a comunidade virtual construiu na ilha.

Anda conhecer mais deste projeto na sua apresenção na Comic Con Portugal.

Painel "O que é o Retro Gaming?"

Retrogaming é o termo usado para descrever o ato de jogar jogos mais antigos na contemporaneidade. O retrogaming pode assumir três formas principais: retrogaming vintage, emulação de retrogaming e neo retrogaming, para nos falar sobre o tema temos Vinicius Rocha Colecionador e criador de conteudos do canal do youtube Nerdpic, também Ivan Cordeiro também colecionador e criador de conteudos do canal Gameverna e o painel será moderado por Marco Fresco do Mfgaming e apresentador do Programa Retrogamers da SIC advance.

Painel "O que procura um gamer?" com Francisco Alves e Tiago Carvalho

Na atualidade temos todo o tipo diferente de gamers, uns são gamers mais de consola outros mais de PC e ainda há aqueles malucos que jogam tudo, mas o que um gamer procura na verdade, nada melhor que temos dois convidados que estão dentro do mercado, de um lado Francisco Alves Country Manager da instant gaming e do outro um especialista em hardware o Tiago Carvalho responsável pela loja switch technology na figueira da foz.

Tiago Carvalho

Francisco Alves
Painel "A Imprensa sobre videojogos em Portugal" com Nicole Concha (Moshbits e EPOPCULTURE News), Jorge Loureiro (Eurogamer), Gonçalo Taborda (IGN), Guilherme Teixeira (CA Noticias)

Os videojogos não seriam nada sem a imprensa especializada.

Com moderação de Nicole Concha, juntamente com os outros convidados, descobriremos todos os cuidados por detrás das notícias e análises redigidos por alguns dos mais importantes meios de comunicação gaming em Portugal.

Jorge Loureiro

Gonçalo Taborda

Guilherme Teixeira
Painel "Ser Apresentador de programas gaming em televisão" com Cristiana Reis (SIC) Gonçalo Morais (Playstation PT) e Nelson AC (Sic Advance)

Três convidados com uma vasta experiência em apresentação e em videojogos, vêm partilhar com público os segredos por trás de um programa gaming em televisão.

Cristiana Reis

Gonçalo Morais

Painel "A importância do ZX Spectrum no gaming do séc XXI" com João Diogo Ramos e André Leão

Esta sessão visa discutir de que forma os jogos que surgiram na época dourada do ZX Spectrum ainda hoje possam ter repercussão em jogos da atualidade ou de um passado mais recente.

André Leão

Painel "Sir Clive Sinclair - o homem por detrás do Spectrum" com João Diogo Ramos e André Leão

Abordagem às várias crianças da vida de Sir Clive Sinclair, o inventor inglês que nos deu o Spectrum, mas também triciclos elétricos, calculadoras ou televisores de bolso. Partindo da história do museu em Cantanhede que o homenageia, os dois convidados irão dar uma visão dos seus inúmeros trabalhos e partilhar inúmeros detalhes engraçados. Naturalmente, será destacado o papel da TIMEX Portugal em toda esta revolução.

João Diogo Ramos

Painel "Saber-interactive" Com Paulo Gomes

Paulo J. Gomes é o atual Diretor do Estúdio e Diretor de Jogos da SABER INTERACTIVE PORTO.

Foi o fundador e CEO de outras empresas de videojogos como a Bigmoon Studios, GameInvest, CapitalGames/Infocapital.

Possui mais de 20 anos de experiência em software e videojogos com mais de 25 videojogos publicados. Na Comic Con podem ficar a conhecer melhor alguns dos seus videojogos e uma abordagem de como é fazer um jogo num estúdio triple A em Portugal.

Painel "Aprende a fazer jogos em Portugal" Com professor Ivan Barroso e alunos

Ivan Barroso, Licenciado em Artes e Multimédia, trabalha na indústria dos videojogos desde 2006.

Professor do curso de Videojogos da Universidade Lusófona, Jogos digitais e Multimédia na IPLeiria e ainda Animação e Videojogos na ETIC, vem à Comic Con com alguns dos seus alunos mostrar que em Portugal já há boas formações na área dos videojogos.

Painel "A medicina no contexto dos gamers profissionais" com Dr Marcos Agostinho

A indústria dos videojogos tem crescido e com isso também os gamers profissionais começam a sentir necessidade de outro tipo de cuidados. É aqui que entramos no campo da medicina, onde cada vez mais os gamers precisam de cuidados de nutrição, psicologia e fisioterapia.

O Dr Marcos Agostinho, formado e pós graduado em medicina desportiva com creditação em Medicina do Exercício e Medicina do Futebol, vem-nos falar da medicina aplicada aos jogadores de videojogos.

Painel "O Terror nos videojogos" com Ricardo Cesteiro

Ricardo Cesteiro é um especialista em jogos de terror, co-fundador da Camel 101 e com jogos como Those Who Remain e Syndrome no seu portfólio. Vem desvendar na Comic Con Portugal os segredos de como fazer um bom jogo de terror.

NINTENDO

A Nintendo marca presença na #CCPT22!  Com o seu palco dinâmico onde ninguém ficará indiferente. Os visitantes que passerem plea ativação da Nintendo terão a oportunidade de jogar como Nintendo Switch Sports, Mario Kart 8 Deluxe e Mario Strikes: Battle League Football na consola Nintendo Switch, bem como receber brindes oficiais Nintendo.

Artistas

CALLIPSO
NEPTUNU
Santiartos
Alexbrushes
Minkas
ANIRAIE
JONAS GRANCHA
PEDRO RIBEIRO FERREIRA
PEDRO PASSAPORTE
PHILIPA MARQUIS
INÊS BARROS ART
PATRÍCIA COSTA
SÉRGIO CLEMENTE
SHANIA SANTOS
GET GEEK
Ricardo Galvão
Scoop n'Dough
Alimentação
ROUTE 33
ALIMENTAÇÃO
NINJA BUNS
Alimentação
NINJI
Alimentação
LA MALQUERIDA
Alimentação
CURRY KING
Alimentação
LA CAPPRICIOSA
Alimentação
BUBBLE TIME
Alimentação
Cex
Jogos
Toy Japan
Brinquedos & Colecionáveis
MiguelTCGBreaks
Colecionáveis e Brinquedos
PixoWorld
Colécionáveis e Brinquedos
Panini
Editora
ANIPLAY
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
UNKIND
VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS
MR. GADGET
VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS
POP BUSTERS
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
LOJA DOS POP'S
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
ALTERCOS
VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS
NERDY CORE
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
+ 2 JOGOS
JOGOS
DEVIR
EDITORAS
HEIMDALL GEEK STORE
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
SEMPERFIF
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
RONIN GEEK
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
COLECIONAR
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
MEDIA ZONE
OUTRO
WOOK
BANDA DESENHADA E LITERATURA
Devir
Editoras
Sem expositores para mostrar
UNKIND
VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS
MR. GADGET
VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS
ALTERCOS
VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS
Devir
Editoras
ROUTE 33
ALIMENTAÇÃO
ANIPLAY
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
POP BUSTERS
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
LOJA DOS POP'S
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
NERDY CORE
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
HEIMDALL GEEK STORE
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
SEMPERFIF
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
RONIN GEEK
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
COLECIONAR
COLECIONÁVEIS E BRINQUEDOS
+ 2 JOGOS
JOGOS
WOOK
BANDA DESENHADA E LITERATURA
Sem expositores para mostrar
Sem expositores para mostrar

Outras experiências